sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Povoado de Canudos, Riachão das Neves - BA


No dia 31 de agosto o Diretório Acadêmico promoveu uma saída de campo aos alunos do curso de Geografia - UFBA-ICADS - para o povoado de Canudos, município de Riachão das Neves a 80 km da cidade de Barreiras. O campo contou com o total apoio do professor de Pedologia e Geomorfologia Ricardo Reis Alves e do professor de Geografia da População e Território e Territorialização Marcos Leandro Mondardo, que se disponibilizaram em lecionar para os estudantes das turmas 2010.1 e 2008.1. A partida se deu no campus do Padre Vieira às 06h00min horas da manhã e, ao todo foram 39 estudantes. O trajeto durou em torno de duas horas.

Ao chegar, alunos, professores e o guia Isaú Carvalho seguiram em direção a serra, próxima ao povoado. A subida durou cerca de três horas, pois além da distância e da altitude os professores realizavam intervalos de discussões no âmbito da Geografia Humana e, principalmente da Geografia Física.

Antes da caminhada, o grupo visitou a barragem de Tapúia Sarapó e percebeu os gravíssimos impactos ambientais, como o assoreamento do rio, através da construção irregular e da ausência de responsabilidade técnica.



O professor Ricardo explicou sobre os processos geológicos e climáticos que definiram a formação do relevo (Geomorfologia) e do solo (Pedologia) daquela região. Além de uma palestra feita pelos estudantes Suedio Alves Meira abordando a prática do Geoturismo, Joildes Brasil problematizando a questão da fragilidade do solo e Georghinton Diêgo discutindo sobre as datações geológicas do ambiente, também foi visitada pinturas rupestres que, por falta de estudos aprofundados, não se sabe definir ainda o tempo exato do registro.



Os alunos puderam tirar fotos e apreciar a paisagem com o todo cuidado, assim em nenhum momento degradando o ambiente. O campo promoveu para os veteranos a revisão de conteúdos e para os calouros a primeira experiência de trabalho de prática, atividade fundamental para um estudante de geografia exercer àquilo discutido em sala de aula. A atividade também proporcionou a integração dos estudantes recentemente ingressos no curso juntamente com os alunos do quinto semestre, onde houve coletividade, companheirismo e descontração de todos.

2 comentários:

  1. JÁ Q Ñ FOI O D.A Q PROMOVEU A SAIDA DE CAMPO PARA O POVOADO DE CANUDOS EU SUGIRO Q SEJA MUDADO O TEXTO: No dia 31 de agosto o Diretório Acadêmico promoveu uma saída de campo aos alunos do curso de Geografia - UFBA-ICAD - para o povoado de Canudos, município de Riachão das Neves a 80 km da cidade de Barreiras. O campo contou com o total apoio do professor de Pedologia e Geomorfologia Ricardo Alves Reis e do professor de Geografia da População e Território e Territorialização Marcos Leandro Mondardo, que se disponibilizaram em lecionar para os estudantes das turmas 2010.1 e 2008.1. A partida se deu no campus do Padre Vieira às 06h00min horas da manhã e, ao todo foram 39 estudantes. O trajeto durou em torno de duas horas.
    UELITON BASÍLIO
    ATT.

    ResponderExcluir
  2. Caro colega Ueliton Basílio, o texto NÃO será mudado porque o Diretório Acadêmico REALIZOU a saída de campo para o povoado de Canudos, Riachão das Neves – BA, no dia 31/08/2010. Perante todos em Assembléia (10/09/2010) assumimos a nossa falha de termos feito uma atividade considerada por muitos colegas “deliberativa” e pedimos desculpas pelos transtornos causados aos mesmos, caso não recorde. Alegamos também a nossa inocência e que não tínhamos outra intenção a não ser cumprir o nosso dever no que diz em estatuto artigo 2º, inciso III:

    “Organizar, reuniões em eventos de caráter social, cultural, artístico e científico, numa perspectiva de integração e formação;”

    Lamentamos pela ausência de uma ASSEMBLÉIA GERAL perante a essa atividade que desonrou a muitos sobre o papel do Diretório Acadêmico e até mesmo possivelmente sujando a imagem do curso. Mais uma vez, pedimos todas as desculpas aos nossos amigos, colegas, parceiros de curso e professores e que daqui pra frente nós, do Diretório Acadêmico 2010, levaremos todas as nossas propostas de atividades para as futuras Assembléias. Agradecemos também a sua cooperação em nos chamar atenção por esta falha, pois aceitamos críticas, sugestões e melhorias para cumprirmos aquilo que assumimos ao curso de Geografia.

    Para mais sugestões procure o Diretório de Geografia que estaremos sempre à disposição de todos!

    Att. Iann Dellano (Diretor Geral do Diretório Acadêmico de Geografia 2010)

    ResponderExcluir