Docentes

Evanildo Santos Cardoso

Professor Assistente da Universidade Federal da Bahia, campus Reitor Edgard Santos, Barreiras. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1997 e 2004) especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú (1999) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002). Tem experiência na área de Análise Geoambiental, Geocartografia e Ensino de geografia física.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 19/02/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1520233608332198


Janes Terezinha Lavoratti

Graduada na Licenciatura e no Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Doutora em Geografia pela Universidade de Córdoba-Espanha (2002). Foi professora nos cursos de Geografia e de Turismo das Faculdades Jorge Amado em Salvador (BA). Na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) em Santo Antônio de Jesus, nos cursos de Graduação em Geografia e do Mestrado Multidisciplinar em Cultura Memória e Desenvolvimento Regional. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia-Campus de Barreiras no curso de Geografia. Tem experiência como professora e pesquisadora em Geografia Física com ênfase em Climatologia e Biogeografia; Geografia Humana com ênfase em Agrárias; Desenvolvimento Regional; Educação Ambiental e Ecoturismo.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 13/08/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5941205659629005


José Antônio Lobo dos Santos

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Prof. Dr. Júlio César Suzuki. Atualmente é Professor Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal da Bahia (ICADS/UFBA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, destacando-se estudos sobre o PRONAF e o Biodiesel no contexto da agricultura camponesa e dos movimentos sociais no campo. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: debate social e científico, política pública e questão agrária no Brasil, movimentos sociais no campo, .Métodos e Teorias da Geografia, Geografia Humana do Brasil (destacando-se o processo de produção espacial) e Geografia Regional.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 12/08/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1244012663602391


Marcelo de Oliveira Latuf

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2007), na linha de pesquisa Recursos Hídricos e Ambientais. Atualmente é Professor Assistente do curso de Geografia, pelo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, na linha de modelagem hidrológica associada ao planejamento de recursos hídricos. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, conservação do solo e água e análise ambiental.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 09/08/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5292636043289795


Marcos Leandro Mondardo


Possui Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - (2002-2005), Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - (2006) e Mestrado em Geografia (2007-2009) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi bolsista CAPES durante o Mestrado. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal da Bahia - UFBA - Campus de Barreiras, no curso de graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes conceitos e/ou temas: migrações e mobilidade do trabalho; redes sociais; território e territorialidade; Identidade; relação espaço-tempo; modernizações e globalização. E-mail: marcosmondardo@yahoo.com.br.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 04/08/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1205745448514695


Pablo Santana Santos

Possui Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2007), e Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto, com ênfase em Geomática, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso da Geotecnologia no Planejamento e Monitoramento Ambiental, Aplicações dos Principais Sensores Remotos, Fundamentos de Radiometria, Processamento Digital de Imagens, Análise Espacial de Dados Geográficos, Estatística Aplicada ao Sensoriamento Remoto e Modelagem Espacial.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 04/03/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0760329930979190



Paulo Roberto Baqueiro Brandão


Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia (concluída em 1997), especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (concluída em 1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (concluído em 2004) e realiza estudos de doutorado em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (ingresso em 2008). Atualmente, é Professor Assistente II do curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia, campus Professor Edgard Santos, em Barreiras (BA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Histórica e Geografia do Turismo.

(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 20/07/2010
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4084176901171467