sábado, 25 de setembro de 2010

Professores e alunos discutem sobre o semestre 2010.2


Por ser um ano de muitas transformações, no dia 22 de setembro professores e alunos se reuniram na sala do Diretório Acadêmico e discutiram assuntos de interesse do alunado de Geografia. A reunião tinha o propósito de esclarecer dúvidas sobre as disciplinas optativas que serão ofertadas no próximo semestre. O corpo docente assegurou que não faltarão disciplinas sendo que, no mínimo, quatro serão ofertadas. Alívio para os alunos do sétimo e oitavo semestres que necessitam de optativas para cumprirem sua grade curricular em suas devidas modalidades (Bacharelado ou Licenciatura).


Outra surpresa apresentada pelos docentes foi sobre a oferta da disciplina Prática e Pesquisa de Campo em Geografia para as turmas 2006.2 e 2007.1 no próximo semestre. Além disso, foi alegado que o colegiado de Matemática procurou a Geografia para oferecer a disciplina Matemática 1, uma preocupação a menos para aqueles que precisam efetivar ou recuperar a disciplina.
Os membros do Diretório Acadêmico ressaltaram a questão do horário e sobre suas possíveis mudanças. O coordenador do curso Pablo Santana Santos disse que o horário seria revisto por todos os professores, porém isso não seria o suficiente de assegurar a sua estabilidade, pois muitos docentes ainda dependem de doutorados e que, infelizmente, isso poderia acarretar na redistribuição de algumas disciplinas, mas ressalvando o período diurno do curso.



O Diretório Acadêmico, os alunos Heloise Amadori (2007.1) e Ossilfleres Damasceno (2006.2) sugeriram uma proposta de inserção de disciplinas de outros cursos como optativas na grade curricular de Geografia. Os professores acataram a idéia, mas ressaltaram a importância de se investigar detalhadamente a ementa de cada disciplina sugerida e, principalmente, os seus pré-requisitos. O DA ficou responsável por esta pesquisa na qual finalizada será apresentada aos estudantes de Geografia em Assembléia para a aprovação da proposta que será levada ao colegiado e, possivelmente, sua inserção no Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia.
Professores e Diretório Acadêmico discutiram ainda sobre planos para o curso de Geografia e propostas na elaboração de projetos. A presença quase unânime dos mestres evidenciou preocupação com o curso e com o corpo discente.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. "pois muitos docentes ainda dependem de doutorados e que, infelizmente, isso poderia acarretar na redistribuição de algumas disciplinas"

    Um aviso aos navegantes sem bússula, que durante o estágio probatório, que é de três anos de duração, pequeno crustáceo, não é permitido a liberação do docente.

    E outra, falaram que essa mudança não iria prejudicar os estudantes.

    É... Nem é necessário comentar.

    Só quero ver meus direitos respeitados e deveres compridos. Quero fazer a matricula web com as quantidades de matérias e quando começar as aulas segui o que está no sistema!

    Outra, vamos planeja as atividades hein professores, pois fica cada um indo para lados opostos e o estudante no meio com uma balança, pesando que é mais em conta, devido aos "planejamentos" individuais!

    E D.E. é dedicação esclusiva e não dedicação esporática.

    Se esse recardo atingi certas, e erradas, pessoas, é justamente por que fui atingido e prejudicado!

    Se ficarmos isolados nas esferas, docentes versus discentes, assim é difícil estudar o curso de Geografia.

    Devemos respeitar a Geografia e fortalecer cada vez mais, não com doutrinas e dogmatismos ou tao pouco autoritarismo!

    Se tenho esse visão hoje, agradeço a Geografia, que se mostra cada vez mais libertária!

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  3. Caro Heber,



    O blog tem a única missão de comunicar a todos aquilo que acontece em reuniões do DA, com professores, entre outros. Nós do DA temos a tarefa de tentar resolver os impasses que podem ocorrer com o nosso curso, principalmente com o aluno da Geografia. Sempre admirei o seu modo de pensar e refletir sobre as coisas e eu nunca te desrespeitei por isso, só lamento de não ter entendido o que você quis dizer sobre “PEQUENO CRUSTÁCEO”. E qualquer coisa me chame para conversar que eu, Iann, estarei a disposição não só de você, mas de todo o corpo discente, afinal foi pra isso que eu fui escolhido, para REPRESENTAR os meus colegas.


    Um grande abraço!

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  4. Como todos sabem, na Universidade existe uma hierarquia na relação Direção/Docentes/Discentes, e não podemos e nem devemos mudar isso, pois nessa lógica cada um exerce o seu papel. Não é quebrando essa lógica que vamos resolver os nossos “problemas” e impasses, e pelo contrário, atenuaríamos maiores complicações. Então, mesmo às vezes tendo alguns prejuízos (onde as CERTAS ou ERRADAS pessoas são mais prejudicadas) pelas questões das saídas dos professores para buscar mais formações (doutorado, etc.), esses prejuízos são minimizados pelo interesse geral, onde o curso ganha e por conseqüência todos saímos ganhando, ao longo prazo.


    Mas como os Senhores da experiência tem uma fórmula mágica para resolver todas as coisas, entretanto essa fórmula está guardada secretamente, já que nunca foi apresentada. Se a formula for a velha e conhecida resistência, agradeço, pois só ela, sem ação, ainda mais “resistindo” apenas na fala, não adianta muita coisa. Melhor que isso eu vejo o diálogo. Quem teve um longo período de experiência como MARINHEIRO, poderia pelo menos nos emprestar uma bússola, mesmo que o Norte dessa bussola seja virado para o Sul. Quanto aos crustáceos, me contento em não ter entendido.

    Colega Ian, eu penso um pouco diferente de você, pois não posso admirar modos de pensar e refletir que são baseados na verdade única, mesmo assim eu respeito opiniões, pois cada um tem o direito de tê-la. (inclusive respeito as opiniões de quem não concorda com o que falei aqui!)



    sigam o blog!! e add o nosso chat pelo msn (group1216993@groupsim.com)

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  5. Caros Ian e Eneas,
    somente agora estou apar dessas discursão, iniciada por "algun crustaceo", pois reparso o termo mesmo sem entendê-lo,de que as energias retiradas de criticar por criticar, se remetem ao ridiculo. Eu acredito que essas propostas dadas ao avesso pelo colega Heber seja tomada em uma conversa de atitude da parte dele com os professores, que ele tanto sugere "melhoras" através de suas críticas!
    Penso que a flexibilidade, o diálogo a diplomacia em si, seja os verdadeiros caminhos da reciprocioade entre aluno e professor, e não o pendurar de uma melância no pescoço para chamar a atençaõ e provar para um grupo que se é a reeicarnação de algun revulacioario de visão antiquada. Colegas concordem comigo ou descordem, pois intransigência não é o meu forte, tanto que respeito até a burguesia de Marx, o pai da idéia marxista e ciddão modernamente capitalista.
    georghinton Diêgo

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  6. Eita povo que fala "bunito çô", mais serão mesmos geógrafos ativos???
    Ops....ATIVOS não!!! Se não podem me interpretar mal. Fazer o quê(?), se o POVO de pensar geografia, pensa putaria..... " desculpem a generalização".

    Mas deixando o sr. Sirigueijo e os invertebrados de lado...
    Não podemos deixar o nosso "Siri Cascudo da Prainha" às moscas...
    Não só como disse o colega (q não precisa ser nomeado), TOODS queremos direitos respeitados e deveres compridos...
    Principalmente quando são os meus...."Oh Gene Egoísta" que me persegue...
    Mas tb é preciso entender a realidade da nossa universidade....
    Professores doutorandos não devem ser vistos como problema, e sim, como qualificação para o curso. Mas não se pode fazer omeletes sem quebrar o zigoto...hehe
    Claro que corremos o risco de que nossas lagartas em metamorfose, depois que se tornarem lindas borboletas nos deixem e busquem outros jardins.... distante do nosso Far Far West... (?????)
    (Não)Finalizando....
    Vejo que alguns sacrifícios terão q ser feitos (como ex., o simples ajustes de horários), para o bem geral da nação geográfica da UFBA!!! O que me admira é que os grandes defensores da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” não enxergarem isso...

    Bom...como diz a música: É só isso...não tem mais jeito....acabou “o meu comentário”

    ASS: Caçadora de Palimpsestos

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  7. Observação quanto ao meu comentário anterior:

    Carísssimos blogueiros...

    Depois de ler meu depoimento, percebi que posso ter deixado "pontos" para futuros desentendimentos. Principalmente ao que diz respeito a minha infeliz declaração:Fazer o quê(?), se o POVO de pensar geografia, pensa putaria.

    Com relação a essa afirmação, venho aqui me desculpar com todos.

    Atenciosamente, JB. Caçadora de Palimpsestos

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