sábado, 25 de setembro de 2010

Professores e alunos discutem sobre o semestre 2010.2


Por ser um ano de muitas transformações, no dia 22 de setembro professores e alunos se reuniram na sala do Diretório Acadêmico e discutiram assuntos de interesse do alunado de Geografia. A reunião tinha o propósito de esclarecer dúvidas sobre as disciplinas optativas que serão ofertadas no próximo semestre. O corpo docente assegurou que não faltarão disciplinas sendo que, no mínimo, quatro serão ofertadas. Alívio para os alunos do sétimo e oitavo semestres que necessitam de optativas para cumprirem sua grade curricular em suas devidas modalidades (Bacharelado ou Licenciatura).


Outra surpresa apresentada pelos docentes foi sobre a oferta da disciplina Prática e Pesquisa de Campo em Geografia para as turmas 2006.2 e 2007.1 no próximo semestre. Além disso, foi alegado que o colegiado de Matemática procurou a Geografia para oferecer a disciplina Matemática 1, uma preocupação a menos para aqueles que precisam efetivar ou recuperar a disciplina.
Os membros do Diretório Acadêmico ressaltaram a questão do horário e sobre suas possíveis mudanças. O coordenador do curso Pablo Santana Santos disse que o horário seria revisto por todos os professores, porém isso não seria o suficiente de assegurar a sua estabilidade, pois muitos docentes ainda dependem de doutorados e que, infelizmente, isso poderia acarretar na redistribuição de algumas disciplinas, mas ressalvando o período diurno do curso.



O Diretório Acadêmico, os alunos Heloise Amadori (2007.1) e Ossilfleres Damasceno (2006.2) sugeriram uma proposta de inserção de disciplinas de outros cursos como optativas na grade curricular de Geografia. Os professores acataram a idéia, mas ressaltaram a importância de se investigar detalhadamente a ementa de cada disciplina sugerida e, principalmente, os seus pré-requisitos. O DA ficou responsável por esta pesquisa na qual finalizada será apresentada aos estudantes de Geografia em Assembléia para a aprovação da proposta que será levada ao colegiado e, possivelmente, sua inserção no Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia.
Professores e Diretório Acadêmico discutiram ainda sobre planos para o curso de Geografia e propostas na elaboração de projetos. A presença quase unânime dos mestres evidenciou preocupação com o curso e com o corpo discente.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notícias do DA

No dia 21 de setembro foi lançada a primeira edição do “NOTÍCIAS do DA”, um mini-jornal com duas páginas divididas em três colunas nas quais informam as atividades desenvolvidas pelo Diretório Acadêmico, estudantes e o andamento do curso de Geografia UFBA-ICADS. O Jornalzinho tem a finalidade de aproximar o aluno de Geografia ao seu curso. O DA também informa que o jornal foi um produto independente no qual foram utilizados recursos dos próprios integrantes para sua realização.

C.H.A. Geográfico 2010


No dia 15 de setembro, no campus do Padre Vieira, as 19h00min houve a primeira edição do C.H.A. geográfico 2010. O tema proposto foi “O poder de influência da mídia”, que gerou uma profunda discussão entre o grupo presente.

Para início foi exemplificado as eleições de 1990 onde o candidato Luís Inácio Lula da Silva, através de um debate editado por uma famosa emissora, perdeu a preferência popular em pouco tempo, acarretando assim na sua derrota para o candidato Fernando Collor de Mello, isso mostrado num vídeo feito na época. A conversação durou uma hora e, por fim, os participantes saborearam um lanche.


O Conhecimento, Habilidade e Atitude teve como organizadores os alunos Ossifleres Damasceno (2006.2), Heloise Amadori (2007.1) e Heber Santana (2008.1) além do apoio do Diretório Acadêmico.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Informe Assembléia Geral

No último dia 10, em Assembléia, foi entregue o relatório de caixa juntamente com passagens e recibos para o atual Diretório. O saldo repassado em relato foi de R$ 445,00, porém não foram entregues bens materiais.

A segunda pauta da reunião foi à escolha do representante para o EBG (Encontro Baiano de Geografia), sendo eleito o aluno do terceiro semestre Anderson Luan Soares que representará o curso de Geografia-ICADS na organização do EBEGEO (Encontro Baiano de Estudantes de Geografia).

C.H.A Geográfico 2010

C. H. A¹ GEOGRÁFICO




Convidamos a todos para participar de mais uma edição do C. H. A (Conhecimento Habilidade e Atitude) geográfico que acontecerá no dia 15 de setembro às 19h00min, na UFBA, prédio Padre Vieira - centro, sala a definir. Com o tema - o poder de influência da mídia – onde será exibido um documentário, bem como, a discussão de um texto apoio que se encontra disponível na Xerox. Ao fim do debate/discussão será servido um lanche.

Certo da presença de todos desde já agradece equipe organizadora.

Maiores informações com: Ossifleres, Heloise e Heber ou com o Diretório Acadêmico.   

Obs. o C.H.A geográfico é um movimento aberto a qualquer pessoa que se interesse pelos temas em debate.


[1] Conhecimento Habilidade e Atitude

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Informe Assembléia Geral


No dia 03 de setembro de 2010 a Assembléia Geral marcada para as 19h00min teve início às 19h30min devido ao quorum inferior a 40% do corpo estudantil de Geografia. Inicialmente foram colocadas pelo Diretório Acadêmico as pautas da reunião, dentre elas a prestação de contas do caixa do antigo DA onde, mais uma vez, a comissão fiscal alegou não ter em mãos o relatório completo, o que dificulta as atividades que poderiam ser realizadas pelo Diretório Atual. Em seguida, foi apresentado pelo Tesoureiro Eneas Denieste o livro de caixa do atual DA declarando ter o valor total de R$ 55,00, dinheiro arrecadado dos alunos das turmas 2010 e 2008 referente a saída de campo para o povoado de Canudos. Outra pauta principal foi a eleição para os cargos de: Representante de Colegiado, Delegado representante dos movimentos de Geografia e o Conselho Fiscal composto por 3 membros + 1 suplente.

Foram eleitos por maioria simples:

• Georghinton Diego, aluno do quinto semestre: Representante de Colegiado

• Pedro, aluno do terceiro semestre: Delegado

• Uilqui e Marciel Viana, alunos do terceiro semestre e Ueliton Basílio, aluno do sétimo semestre para Comissão Fiscal e Marciel Todão, aluno do primeiro semestre como suplente do mesmo corpo.

Foi apresentada pelo aluno Ossifleres Damasceno uma proposta para o C.H.A. geográfico com o tema “O poder de influência da mídia" no dia 15/09/2010, às 19h00min no campus Padre Vieira, onde foi aprovada por unanimidade.

Pela deficiência da primeira pauta, a própria Assembléia decidiu que no dia 10 de setembro será realizada outra Assembléia para apresentação do relatório de caixa do DA anterior. Além disso, o DA atual também colocará em pauta a escolha do representante de curso para o EBG (Encontro Baiano de Geografia) afim da participação de encontros e decisões à realização do próprio evento.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Povoado de Canudos, Riachão das Neves - BA


No dia 31 de agosto o Diretório Acadêmico promoveu uma saída de campo aos alunos do curso de Geografia - UFBA-ICADS - para o povoado de Canudos, município de Riachão das Neves a 80 km da cidade de Barreiras. O campo contou com o total apoio do professor de Pedologia e Geomorfologia Ricardo Reis Alves e do professor de Geografia da População e Território e Territorialização Marcos Leandro Mondardo, que se disponibilizaram em lecionar para os estudantes das turmas 2010.1 e 2008.1. A partida se deu no campus do Padre Vieira às 06h00min horas da manhã e, ao todo foram 39 estudantes. O trajeto durou em torno de duas horas.

Ao chegar, alunos, professores e o guia Isaú Carvalho seguiram em direção a serra, próxima ao povoado. A subida durou cerca de três horas, pois além da distância e da altitude os professores realizavam intervalos de discussões no âmbito da Geografia Humana e, principalmente da Geografia Física.

Antes da caminhada, o grupo visitou a barragem de Tapúia Sarapó e percebeu os gravíssimos impactos ambientais, como o assoreamento do rio, através da construção irregular e da ausência de responsabilidade técnica.



O professor Ricardo explicou sobre os processos geológicos e climáticos que definiram a formação do relevo (Geomorfologia) e do solo (Pedologia) daquela região. Além de uma palestra feita pelos estudantes Suedio Alves Meira abordando a prática do Geoturismo, Joildes Brasil problematizando a questão da fragilidade do solo e Georghinton Diêgo discutindo sobre as datações geológicas do ambiente, também foi visitada pinturas rupestres que, por falta de estudos aprofundados, não se sabe definir ainda o tempo exato do registro.



Os alunos puderam tirar fotos e apreciar a paisagem com o todo cuidado, assim em nenhum momento degradando o ambiente. O campo promoveu para os veteranos a revisão de conteúdos e para os calouros a primeira experiência de trabalho de prática, atividade fundamental para um estudante de geografia exercer àquilo discutido em sala de aula. A atividade também proporcionou a integração dos estudantes recentemente ingressos no curso juntamente com os alunos do quinto semestre, onde houve coletividade, companheirismo e descontração de todos.